O gerenciamento estratégico e inteligente dos ativos de uma empresa são fatores críticos de sucesso que, se bem conduzido pelas diversas áreas, pode resultar na melhoria de seus processos, na mitigação de perdas e na possibilidade de recuperação / ganhos de receitas durante o período de revisão tarifária.
As empresas de Distribuição de Energia Elétrica são submetidas tanto as revisões anuais como periódicas de tarifas que requer atenção permanente para evitar perdas durante esses processos que poderão afetar suas receitas. É fato conhecido que o processo de revisão tarifária envolve praticamente todas as áreas de uma empresa de transmissão: financeira; operação e manutenção; regulação; gestão de ativos, entre outros.
Informações Adicionais:
Público-alvo: Profissionais dos segmentos de Energia Elétrica.
Duração do Curso: 20 horas
Periodo de realização: 05 a 09/12/2022 – 08h00 às 12h00
O curso tem como objetivo enfatizar os aspectos importantes e necessários sobre a regulação técnica e tarifária da distribuição de energia elétrica visando o conhecimento, a determinação e a utilização de regras e princípios de estimação das tarifas reguladas, a compreensão da estratégia tarifária e a maximização do valor auferido em negócios regulados.
3.1
Nível Tarifário (receita requerida);
3.2
Reconhecimento de Custos Operacionais e de Capital;
3.3
Reconhecimento de Perdas de Energia;
3.4
Reconhecimento da Qualidade de Fornecimento;
3.5
Reconhecimento de Outras Receitas;
3.6
Reconhecimento de Receitas Irrecuperáveis;
3.7
Reconhecimento dos Investimentos (Base de Remuneração Regulatória)
4.1
Fator X;
4.2
Produtividade Total dos Fatores;
4.3
Itens Financeiros (CVA e reajuste da Parcela A);
4.4
Carregamento Financeiro
5.1
Estrutura Horizontal;
5.2
Estrutura Vertical;
10.1
Microgeração
10.2
Medição Inteligente
10.3
Smart Grids
Samuel José de Castro Vieira
É doutor em planejamento energético pela COPPE/UFRJ, onde desenvolveu um trabalho pioneiro sobre o impacto tarifário da expansão da mini e microgeração distribuídas sobre as tarifas residenciais. Possui mestrado em economia pela Universidade Federal de Viçosa e graduação em física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é especialista em regulação na ABRADEE, desenvolvendo estudos e trabalhos aplicados na área de regulação do setor elétrico, em particular para a atividade de distribuição de energia. Trabalha na interlocução com as associadas e em estudos regulatórios que subsidiam a associação. Participa de diversos projetos de P&D desenvolvidos pelo Instituto ABRADEE, com desataque atual para os Sandboxes Tarifários. Tem mais de 12 anos de trabalho dedicados ao setor elétrico brasileiro, no campo da regulação. Trabalhou na área de regulação estratégica e de tarifas no Grupo Energisa e foi premiado como um dos profissionais mais inovadores do grupo em 2018. Trabalhou nos estudos de M&A do Grupo Rede, Ceron e Eletroacre, e na modelagem regulatória que viabilizou a fusão de algumas empresas do Grupo. Tais estudos contribuíram diretamente para os resultados de redução de custos operacionais, perdas e melhoria da qualidade que fizeram, por diversas vezes, as distribuidoras do Grupo Energisa vencedoras do prêmio ABRADEE em diversas categorias incluindo a de melhor distribuidora do país, no campo da comercialização, implementou o modelo de risco da Energisa Comercializadora.