engsmartlead@engsmartlead.com.br
No contexto do setor elétrico, é fundamental que os sistemas sejam seguros, confiáveis, robustos, flexíveis e resilientes, que tenham a capacidade de se recuperar o mais rápido possível para evitar transtornos para os usuários por um período muito longo. É desejável que não se tenha interrupção de energia, mas é fato que um sistema está sujeito às intempéries, falha de equipamentos, falha humana e qualquer outro evento que cause uma descontinuidade do atendimento. Quanto mais resiliente é um sistema, mais rápido é sua capacidade de retornar ao estado normal de funcionamento. Quanto mais resiliente o sistema, maior a perturbação que ele pode absorver sem mudar para um regime alternativo. O curso aborda os aspectos que podem colocar em risco o desempenho de um sistema elétrico de potência face a baixa resiliência que apresenta diante de eventos externos e internos a que está sujeito. O curso trata também das medidas e ações que devem ser adotadas nas diversas etapas do processo de resiliência operativa assim como os principais indicadores de avaliação.
Informações Adicionais:
Público-alvo: Profissionais dos segmentos de Energia Elétrica.
Duração do Curso: 20 horas
Periodo de realização: 07 a 11/11/2022, das 08:00 h às 12:00 h
Modalidade: Online
Abordar os aspectos operacionais sob o ponto de vista da importância da resiliência para asseguar o desempenho das instalações de um sistema de potência diante de eventos que possam comprometer o fornecimento de energia elétrica. Considerar a resiliência como fator crítico de sucesso é fundamental garantir a qualidade, segurança e confiabilidade, sem perda de continuidade e com capacidade de retornar ao estado normal o mais rápido possível, caso o sistema seja submetido a situações que levem ao desligamento das instalações.
PAULO GOMES
Graduado do em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado pela Escola Federal de Itajubá e doutorado pela Universidade Federal de Itajubá. Pós-doutorado em Engenha Elétrica pela COPPE. Possui MBA em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e, MBA Capacitação em Aspectos Institucionais do Setor Elétrico pela Pontifícia Universidade Católica — PUC/RJ. Em 1974 ingressou no quadro de engenheiros da ELETROBRAS onde exerceu diversas funções e cargos. CEO da Power System Security & Quality – PSQ desde 1996, tendo prestado serviços de consultoria a diversas empresas nacionais e internacionais. Foi Gerente Executivo no Operador do Sistema Elétrico NOS. Exerceu também o cargo de Assessor da Diretoria de Planejamento e Programação da Operação durante 10 anos. É membro da CIGRÉ. Foi representante brasileiro do Study Committee C2 — SC C2 (Operation & Control) e coordenador do Comitê de Estudos C2 (Operação e Controle da CIGRÉ-Brasil). Foi Special Reporter na Sessão Bienal de 2008 e 2014 em Paris. Recebeu o Technical Committee Award, em 2012. Recebeu também o prêmio de Distinguished Member do CIGRÉ, e em 2020 foi nomeado Fellow Member. É Membro Honorário do CIGRÉ-Brasil. No âmbito do Very Large Power Grid Operators — GO15/VLPGO, associação no qual participam os maiores Operadores de Sistemas Elétricos no mundo coordenou o GT responsável pela área de Segurança Elétrica. Exerceu a função de coordenador do Comitê # 2 (Strong Power Grid), tendo recebido em 2017 o Certificate of Appreciation pelo trabalhos desenvolvidos. Participou de diversos trabalhos no âmbito do IEEE, tendo recebido, na condição de membro, o “Working Goup Recognition Award For Outstanding Technical Report”, em 2009. É membro do Comitê de Energia da Academia Nacional de Engenharia – ANE e professor da Universidade do Estado do Rio de janeiro – UERJ. Autor/co-autor de mais de 260 artigos técnicos em periódicos e anais de congressos e de mais de 15 brochuras técnicas (CIGRÉ e IEEE) e capítulos de livros.